domingo, 4 de abril de 2010

A PÁSCOA

Oi gente!!! Como foram de Páscoa? 
Muita comida baiana na sexta-feira? Muito chocolate hoje? Assim não tem regime que suporte né? 
Aposto que amanhã será o inicio de uma nova dieta. Acertei? kkk
Minha Páscoa foi maravilhosa!! Passei em Santo Amaro com meu filho, minha mãe, minha avó, minha Dinda, irmã, tios e  primos que ainda moram ou vieram (assim como eu) passar esses dias por aqui. 
Nesses dias assisti à uma overdose de filmes sobre Jesus Cristo. Da Paixão de Cristo de Mel Gibson à Paixão de Cristo gravada em Nova Jerusalém ( Pernambuco), passando por Maria, Mãe de Jesus (de Padre Marcelo Rossi) e A verdadeira história de Judas e Jesus.
Ufa!! Vocês devem estar perguntando se eu loquei esses filmes!!! Que nada!! Foi a programação do final de semana de todos os canais da TV. kkk
Nas horas vagas aproveitei para re-ler o livro " Nosso Lar" ( Chico Xavier).
Confesso que vendo tantos filmes que retratavam  as obras, ensinamentos e sofrimentos de Jesus aqui na terra, comecei a refletir sobre a melhor forma de responder a pergunta de meu filho Lucas (que como vocês sabem tem 10 anos) realizada enquanto assistíamos  algum dos filmes:
"- Minha mãe, por que Jesus teve que sofrer tanto? O que ele fez para que todos quisessem que ele morresse?"
Quase perdi o fôlego!!  Fiquei em silêncio frente a pregunta tão simples, mas tão profunda ... E finalmente percebi que não tinha a resposta !!!
Depois de 30 anos no catolicismo, com anos e anos acompanhando (e sofrendo) todos os ritos da semana santa (missas, vigílias, procissões, penitências etc), pela primeira vez eu não tinha resposta para o que antes me parecia tão óbvio.
Como justificar o injustificável? Como explicar o sofrimento do homem que veio divulgar a doutrina do amor, da verdade e da paz? Como caracterizar como crime o que para nós é prova de amor? Como explicar que ao suportar toda  dor,  injúria,  injustiça,  sofrimento e  humilhação, Jesus estava dando-nos a salvação, a libertação e nos mostrando, como exemplo vivo, que é possível seguir a sua doutrina de " Amar ao próximo como a nós mesmo e a Deus sobre todas as coisas"? 
Não sei se consegui responder a pergunta de meu filho. Só sei que cresceu dentro de mim uma vontade de estudar e conhecer mais as obras e ensinamentos de Jesus de acordo com a Doutrina Espírita. Respeito a religião católica (que foi a base que minha família pôde me dar), mas preciso me livrar dessa culpa pela morte de Jesus, que é sutilmente colocada em nossas costas pecadoras.
Quero lembrar de Jesus Cristo caminhando pelo mar da Galíléia, pregando nos montes repletos de flores, abraçando as crianças, os enfermos, ensinando através de parábolas como Deus é bom, justo e nos ama incondicionalmente!

Para encerrar, encontrei esse texto sobre a "Páscoa e os Espíritas"  por Amílcar Del Chiaro:

"O Espiritismo não celebra a Páscoa, mas respeita as manifestações de religiosidade das diversas igrejas cristãs, e também não proíbe que seus adeptos manifestem sua religiosidade.
Páscoa, ou Passagem, simboliza a libertação do povo hebreu da escravidão sofrida durante séculos no Egito, mas no Cristianismo comemora a ressurreição do Cristo, que se deu na Páscoa judaica do ano 33 da nossa era, e celebra a continuidade da vida.
O Espiritismo, embora sendo uma Doutrina Cristã, entende de forma diferente alguns dos ensinamentos das Igrejas Cristãs.
Na questão da ressurreição, para nós, espíritas, Jesus apareceu à Maria de Magdala e aos discípulos, com seu corpo espiritual, que chamamos de perispírito.
Entendemos que não houve uma ressurreição corporal, física. Jesus de Nazaré não precisou derrogar as leis naturais do nosso mundo para firmar o seu conceito de missionário.
A sua doutrina de amor e perdão é muito maior que qualquer milagre, até mesmo a ressurreição.
Isto não invalida a Festa da Páscoa se a encararmos no seu simbolismo. A Páscoa Judaica pode ser interpretada como a nossa libertação da ignorância, das mazelas humanas, para o conhecimento, o comportamento ético-moral.
A travessia do Mar Vermelho representa as dificuldades para a transformação. A Páscoa Cristã, representa a vitória da vida sobre a morte, do sacrifício pela verdade e pelo amor.
Jesus de Nazaré demonstrou que pode-se Executar homens, mas não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da vida.
Como a Páscoa Cristã representa a vitória da vida sobre a morte, queremos deixar firmado o conceito que aprendemos no Espiritismo, que a vida só pode ser definida pelo amor, e o amor pela vida.
Foi por isso que Jesus de Nazaré afirmou que veio ao mundo para que tivéssemos vida em abundância, isto é, plena de amor".

Boa Semana a todos. 
Paz e Bem!!!
Beijinhos!
Elizangela Matos
elizangelamatos@hotmail.com

2 comentários:

  1. Amiga, achei muito legal e lindo seu blog, suas mensagens e textos são muito bem escritos e cheios de otimismo e felicidade, trazendo para mim uma paz imensa, enfim, é a sua cara amiga! siga em frente, beijos, Charlene!

    ResponderExcluir
  2. Eta menina cibernética, um dia quero chegar nesse nível rsssss. Amei minha Dira, é um blog que realmente ajuda, esclarece, orienta. Muito bom mesmo. Parabéns. Bjs

    Nilzzie Castro

    ResponderExcluir