sexta-feira, 9 de abril de 2010

COMO ANDA A MINHA ESCALA DE VALORES?


Há algumas semanas  fui convidada pela presidente do GEAEC (Grupo Espírita Amor, Esperança e Caridade) e amiga Márcia Bispo ( é que está a minha direita na foto) para palestrar no dia 14 de abril, próxima quarta-feira, sobre o tema:


"Como anda a sua escala de valores?"
Após desligar o telefone, frente ao inusitado convite (uma vez que não reconheço em mim o dom da oratória e muito menos o conhecimento doutrinário necessário, pois há pouco dei início e me dedico ao estudo do Espiritismo), comecei a refletir sobre o tema sugerido, imaginando como montar a minha preleção.
Desde então venho tentando responder a pergunta-tema.
"Afinal como anda a minha escala de valores? "
"Ou melhor, qual é a minha real escala de valores? Não aquela que externamos verbalmente (repetindo a aquilo que aprendemos a fim de parecer pessoas de bem), mas a que demonstramos através das nossas ações diárias (e por que não horárias?).
Para determinar qual a minha escala de valores fez-se necessário uma avaliação minuciosa das minhas ações, intenções e principalmente dos  pensamentos.
Que valores tenho priorizado na minha vida?
Os do espírito? Uma vez que somos seres espirituais vivendo uma experiência carnal?
Ou apegada as "ilusões" da carne tenho cultivado as coisas efêmeras e fúteis?
Tenho buscado o meu progresso intelectual e moral ou a satisfação de prazeres imediatistas?
Agarrando-nos ás condutas materialistas tornamo-nos indiferentes em relação a vida “futura”. Apegamo-nos exageradamente à matéria e nos distanciamos do aprendizado espiritual. Ficamos tão presos às nossas amarguras, desilusões e dores, que nem avaliamos o sentido que elas podem estar desempenhando em nossa vida. Enxergamos apenas nossas dores e nos consumimos no orgulho e egoísmo, colocando-nos como vítimas das circunstâncias.
Será que tenho empenhado as minhas energias no propósito de adquirir àquilo que realmente necessito? 
Podemos perder uma noite em um barzinho, ou simplesmente assistindo ao BBB, mas nunca podemos auxiliar um amigo enfermo, passando uma noite ao seu lado no hospital para descansar a sua família.
Perdemos horas no shopping, alimentando as ilusões do consumo, mas sempre dizemos não ter tempo para estudar a doutrina de Jesus e assim alimentarmos nosso espírito.
Visite: Mensagens, Papel de Parede, Videos Reencarnamos com o propósito de mudar nossos conceitos restritivos, arraigados, mas, ao mesmo tempo em que queremos mudar, vem o comodismo nos dizer que precisamos cuidar é do aqui e agora e deixar as coisas espirituais para depois.
Continuamos perdendo um tempo precioso apenas com as aquisições materiais, que nos fazem ficar cada vez mais “agarrados” à nossa roupagem física que, embora merecedora de todo respeito e cuidado, revestirá nosso espírito temporariamente, já que um dia teremos que deixá-la.  
Precisamos atentar, o quanto antes, para nossas imperfeições atuais, onde sobressaem o egoísmo, o orgulho, o desamor e a indiferença. Estamos cada vez mais apegados às coisas materiais em detrimento das coisas e valores do Espírito. Como sabemos nossos problemas não se acabam quando morremos, pelo contrário é um novo recomeço. A morte não nos transformará de repente em anjos ou pecadores sem remissão. Seremos os mesmos aqui e do lado de lá.
No final da novela das seis "Cama de Gato", após o desencarne de um dos protagonistas aparece a seguinte mensagem que nos leva a reflexão: "Cada um de nós é como um livro que guarda a sua própria história com início, meio e fim. Nosso  corpo é só uma casa que a alma habita e a morte é o último voo de nossa alma que parte por não caber  mais nessa casa como se quisesse começar uma nova história, um novo livro."
Nessa novela temos dois exemplos: o de ALCINO, homem que sabe que vai morrer e ainda assim não perdeu a alegria, a esperança e a vontade de ver todo mundo feliz, ele permanece fazendo o bem, amando a vida e seus amigos e  perdoando os seus inimigos; e  GUSTAVO, homem milhionário que precisou perder tudo, passar por várias interpéries para sair do materialismo, conhecendo os verdadeiros valores do espírito, vivendo o verdadeiro amor fraterno e aprendendo a perdoar.
Um dia, Jesus chamou-nos a atenção dizendo: “- Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”
Esta é a fórmula infalível que Jesus nos deu de avaliar onde estão depositados nossos verdadeiros valores. E você sabe onde está, verdadeiramente, o seu “tesouro”, os seus valores, o seu coração?
Precisamos nos preocupar em ajuntar conhecimentos nobres, qualidades de tolerância, luzes de humildade, bênçãos de compreensão. Ninguém nasce no planeta simplesmente para acumular moedas nos cofres ou valores nos bancos.
Priorizemos os valores do Espírito afinal é a nossa única bagagem quando passarmos para o mundo espiritual. Porque lá é que será nossa realidade após a vivência material e onde continuaremos nosso desenvolvimento ou nosso recomeço.

 “Deus criou seres e céus, mas nós costumamos transformar-nos em espíritos diabólicos, criando nossos infernos individuais.”  ( Livro Nosso  Lar. Chico Xavier)


Paz e Bem.
Beijinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário